Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

28 de abril de 2010

Alunos seleccionados para a fase final

Já foram seleccionados os alunos que irão representar o Agrupamento, na final do concurso "Um leitor é um sonhador", que se realiza no dia 12 e no dia 26 de Maio na DREA (Évora).
Os alunos seleccionados foram os seguintes:
1º Ano - Isabel Carvalho
2º Ano - Cirilo Romão
3º Ano - Diogo Luango
4º Ano - Rui Silva
5º Ano - Natália Marteli
6º Ano - João Maria Carvalho
Parabéns a todos e Boa Sorte!

25 de abril de 2010

Os participantes da 2ª fase

2ª Eliminatória - Um leitor é um sonhador

O concurso de leitura “Um leitor é um sonhador”, organizado pela Direcção Regional de Educação do Alentejo, destina-se a alunos do 1.º ciclo e 2º Ciclo e visa a promoção da leitura e o desenvolvimento da compreensão escrita e oral. Atendendo à especificidade do público-alvo, este concurso terá 6 escalões: 1ºano, 2º ano, 3ºano, 4ºano, 5º ano e 6ºano.
A 2ª eliminatória deste concurso vai decorrer dia 26 e 27 de Abril, pelas 14h, na Biblioteca Escolar da escola sede do Agrupamento. Esta eliminatória tem como objectivo o apuramento de um aluno, por ano de escolaridade, o qual irá à final.
2ª Eliminatória:
26 de Abril - 1º,2º e 3º Anos
27 de Abril - 4º, 5º e 6º Anos

20 de abril de 2010

Venha connosco!

Uma visita com cheirinho a café


Ontem, dia 19 de Abril, fizemos uma visita de estudo a Campo Maior, com as professoras, Maria Manuel e Helena, e os seus alunos.
Saímos da escola às 9 horas e 30 minutos e fomos no autocarro da Câmara Municipal de Elvas.
Em primeiro lugar fomos à Novadelta. Chegámos à Herdade das Argamassas e lanchámos.
Depois fomos visitar o Museu do Café. Começámos por ver: o busto do Sr. Comendador Rui Nabeiro, o presidente da Novadelta. De seguida vimos: um mapa onde estavam os países de onde vem o café, as três espécies de café (Arábica, Robusta e Libérica), a flor do café (que só vive 3dias), a planta do café (cafeeiro), várias fotografias, grãos de café verdes e torrados, várias máquinas usadas para torrar o café, a primeira carrinha de transporte…
Logo a seguir fomos à fábrica do café. Lá vimos: as sacas de café, separadas por países de origem; grandes máquinas de torrar e de moer café; máquinas de empacotar e embalar o café; grandes sacos de açúcar; máquinas de empacotar açúcar e canela…
Depois almoçámos no refeitório da Novadelta e fomos para Campo Maior, onde brincámos no parque verde.
Por volta das 14 horas e 15 minutos fomos para o Centro Cultural, onde estavam os meninos do Jardim de Infância de Campo Maior, e cantámos algumas canções em conjunto.
De seguida assistimos a uma peça de teatro chamada “As lendas do Mar”, pelo grupo Mini Blá. A peça foi sobre dois meninos que jogavam consola, o jogo tinha vários níveis e cada nível era uma história.
Quando terminou fomos para o autocarro e regressámos à escola. Chegamos às 16 horas.
Nós gostámos muito da visita de estudo!

Alunos do 3ºB

14 de abril de 2010

O nosso trabalho de pesquisa

Dia Mundial do Café

O mundo celebra hoje, 14 de Abril, o Dia Mundial do Café um dos produtos líquidos mais consumidos.
O uso da bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro.

Na nossa escola, uma turma de alunos do 4º Ano - turma A - quis saber um pouco mais sobre este produto, fez um trabalho de pesquisa e os alunos descobriram que:
O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro.
O cafeeiro é um arbusto da família Rubiaceae, da qual se conhecem 103 espécies e se colhem sementes, o café, para a preparação de uma bebida estimulante, conhecida também como café. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café.
A Delta Cafés é uma empresa que processa e comercializa café criada pelo Sr. Rui Nabeiro em 1961. É uma empresa líder de mercado no seu sector. A sua sede está situada bem perto de nós, na bonita vila de Campo Maior.
Manuel Rui Azinhais Nabeiro é um empresário, nasceu em Campo Maior, dia 28 de Março e no ano de 1931. Nasceu no seio de famílias humildes, começou a trabalhar aos 13 anos, com o pai e os tios na torra do café.
Os alunos descobriram também que a cafeina que qualquer pessoa saboreia numa chávena de café é um produto capaz de tratar doenças do cérebro, Alzheimer, Parkinson ou depressões, segundo demonstram estudos realizados por investigadores da Universidade de Coimbra.