Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

30 de maio de 2010

A história da minha vida

"A história da minha vida", deu a conhecer às crianças testemunhos de vida e livros que marcaram a infância dos nossos convidados.
Os tempos mudaram, as crianças têm experiências, com toda a certeza, muito diferentes das pessoas que já passaram pela escola há muitos anos. No que se refere ao contacto com os livros também as suas vivências são diferentes, faltam os avós de antigamente que contavam histórias à lareira, mas existem os livros digitais, interactivos e muito apelativos!
Foi através de uma conversa animada com os convidados, que os alunos conheceram e compararam “como era” e “como é”:
• A infância
• A escola
• A leitura
Viveram-se momentos muito interessantes e todos os convidados reforçaram a importância da leitura.

24 de maio de 2010

Semana da Leitura - 24 a 28 de Maio


A Semana da Leitura é uma actividade que pretende celebrar o prazer de ler. É uma iniciativa realizada no âmbito do Plano Nacional de Leitura e pretende o envolvimento de toda a comunidade escolar em torno da leitura. Conforme a adesão e a disponibilidade dos professores e dos convidados, a Biblioteca Escolar vai realizar a semana da leitura desenvolvendo várias actividades, das quais destacamos:
• Hora do Conto
• Prémio para os melhores leitores
• A “História da Nossa Vida” – com a participação dos seguintes convidados:
Sr. Manuel Rui Azinhais Nabeiro
Sr. Presidente da Câmara Municipal de Elvas
Sr. João Alves de Almeida
Professora Mimi
• Final do Concurso “Um Leitor é Um Sonhador”
• Apresentação das histórias que participaram no concurso “Conta-nos uma história”

15 de maio de 2010

Um pincelada de cor!

A exposição de cravos elaborados pelos alunos, professores e familiares, está agora na DREA. Esta exposição poderá ser vista de 12 a 26 de Maio.
Os alunos que participaram na fase final do concurso "Um leitor é um sonhador" tiveram ocasião de admirar os trabalhos expostos. Agradecemos a oportunidade de partilharmos com outras pessoas os nossos trabalhos.

Click to play this Smilebox slideshow: Exposição de cravos
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Another free digital slideshow by Smilebox

13 de maio de 2010

Diogo Luango ganhou o 1º Prémio! Parabéns!

Ontem decorreu em Évora, na Direcção Regional do Alentejo, a final do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Básico relativa ao concurso “Um leitor é um sonhador”. Foi verdadeiramente emocionante, tantas crianças juntas! E todas com o mesmo objectivo, ler o melhor possível e conseguir transmitir a magia de sonhar com os livros.
Foi o que fizeram os alunos da Escola de Santa Luzia que emanavam uma alegria contagiante e descontraída, convivendo com colegas que nunca tinham visto antes, e como se já os conhecessem há muito tempo.
E a alegrai tornou-se ainda maior quando se ouviu anunciar o nome do aluno que conseguiu o 1º Lugar no grupo de leitores do 3º Ano, Diogo Luango!
Foi uma grande surpresa mas na verdade ele leu de forma exemplar um texto extraído do livro “A ovelhinha que veio para o jantar”.
Para o Diogo e para todos os alunos que participaram nesta final - Muitos Parabéns!!!!

12 de maio de 2010

Floresta amiga!

Todos nós, nem que por um só dia, nos encontrámos com a Floresta, e com certeza dela guardamos boas recordações.
A floresta é magia, é paz, é vida, é riqueza, é saber.
A floresta é fonte de riqueza. Dá-nos abrigo e dela retiramos produtos que usamos diariamente. Ela faz parte das nossas vidas, é um bem de todos nós. Se não a soubermos respeitar podemos ser os seus piores inimigos! Temos o dever de a proteger.
É fundamental que as crianças conheçam as florestas na sua complexidade, diversidade e importância dos seus múltiplos usos; que conheçam a sua evolução ao longo dos tempos e o papel modelador do Homem; que sejam sensíveis aos riscos que as afectam – incêndios, pragas e doenças – e à necessidade de as proteger e conservar; que interiorizem a omnipresença dos múltiplos bens e serviços que das florestas recebem e reconheçam, ainda, a sua importância histórica, cultural e simbólica. Porque só valorizamos e estimamos verdadeiramente o que conhecemos bem!
Foi para nos falar de protecção e de cuidados a ter com a floresta, que um grupo de profissionais da GNR, da Protecção Civil, do Exército e da Polícia, se deslocou à nossa escola.
Os alunos assistiram com muita atenção às explicações dos técnicos e depois foram convidados a plantar algumas árvores no recinto da escola. Estas árvores vão ser cuidadas por todos os alunos.

10 de maio de 2010

Nós e os colegas da Europa

Hoje falámos sobre a Europa. Observámos os cartazes comemorativos, ouvimos o hino da Europa e falámos sobre a bandeira.
De seguida, assistimos à apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos projectos colaborativos eTwinning.
O eTwinning é uma Acção do Programa Life Long Learning da União Europeia. Tem como objectivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projectos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação. Foi no âmbito desta acção, que desenvolvemos até ao momento os seguintes projectos: The beauty of different Christmas traditions in Europe,Tradition, My Friend is Real Friend,Guess the Riddles!, European Bloggers e Easter cards - exchange.
Os projectos que desenvolvemos permitiram a implementação de um trabalho colaborativo, integrador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da dimensão europeia da aprendizagem e ainda promoveram uma dinâmica inovadora no processo de ensino e aprendizagem. Outro aspecto significativo foi a utilização de um espaço virtual comum na Internet para a partilha de informação e documentação de uma forma mais ágil do que qualquer espaço escolar.
Neste espaço o professor assume o papel de organizador e facilitador de todo o processo de implementação do trabalho de projecto, promovendo uma atitude responsável e activa de todos os intervenientes.
Desta forma, os projectos dão aos alunos e profesores a possibilidade de trabalhar para além das fronteiras nacionais e aproveitar os benefícios pedagógicos, sociais e culturais dessa colaboração e ainda melhorar as suas competências linguísticas.
O lema: «unidos na diversidade»

9 de maio de 2010

Cartazes sobre o Dia da Europa

Dia da Europa

Em 9 de Maio de 1950, Robert Schuman apresentou uma proposta de criação de uma Europa organizada, requisito indispensável para a manutenção de relações pacíficas.

Esta proposta, conhecida como "Declaração Schuman", é considerada o começo da criação do que é hoje a União Europeia.

Actualmente o dia 9 de Maio tornou-se um símbolo europeu (Dia da Europa) que, juntamente com a bandeira, o hino, a divisa e a moeda única (o euro), identifica a identidade política da União Europeia. O Dia da Europa constitui uma oportunidade para desenvolver actividades e festejos que aproximam a Europa dos seus cidadãos e os povos da União entre si.

6 de maio de 2010

A história da semana

Quero uma mamã-robot

Sinopse
Uma mamã verdadeira nunca tem tempo para nós.
Pelo contrário, uma mamã-robot, além de ter muito tempo, faz todas as nossas vontades.
E nunca grita connosco... Senão, desligamo-la com o telecomando!
Mas será que uma mamã-robot cheira tão bem e sabe fazer cócegas como uma mamã verdadeira?

O livro Quero uma mamã-robot, foi escrito por Davide Cali, e as ilustrações foram feitas por Anna-Laura Cantone (Editora- Livros Horizonte). O protagonista da história, sente-se sozinho sempre que regressa da escola. Chega a uma casa vazia onde passa a tarde com um gato, que ainda por cima é chato. Então decide construir uma mamã robot. Uma mamã que está sempre presente! Que o leva à escola, que o deixa comer tudo, que o deixa ver televisão até tarde, e que nunca mas nunca ralha. Esta mamã, tem um defeito. É fria, não dá mimos nem carinhos e não faz cócegas. O menino conclui então, que a sua mamã verdadeira, que nem sempre está presente, é melhor, porque é fofinha.

História de uma flor - o cravo

Exposição de cravos

Para comemorar o 25 de Abril, os alunos do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas realizaram diversas actividades. Destacamos a exposição de cravos realizados pelos alunos das diversas escolas do Agrupamento e também por alguns familiares que colaboraram nesta actividade. Os trabalhos estiveram expostos na Biblioteca da escola sede, à qual se deslocaram a maioria dos alunos, os pais e pessoas de família, para admirarem os trabalhos realizados.
Esta exposição tinha como título “História de uma flor”, título este, inspirado no livro de Matilde Rosa Araújo, com o mesmo nome.
No decorrer da visita à exposição alguns alunos do 1º Ciclo puderam ouvir esta história, apresentada pela Coordenadora da BE.
Esta exposição decorreu de 26 de Abril a 4 de Maio.