Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

13 de novembro de 2010

A História da Maria Castanha

Visita à BE da escola sede

A actividade da ida à Biblioteca Escolar da escola sede, inseriu-se nas comemorações do Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Quando chegámos , a professora Isabel recebeu-nos e apresentou-nos o espaço onde funciona a Biblioteca Escolar. Numa ala da sala estão os computadores e uma televisão que permite aos alunos ver filmes e apresentar trabalhos.
Os livros estavam organizados por áreas seguindo o critério da CDU (Classificação Decimal Universal), ou seja, a cada livro pertence um código e uma cor.
De seguida realizámos um jogo: “A caça ao tesouro”, esta actividade consistia em formar equipas de dois jogadores, cada grupo tinha uma cor atribuída e tinham que, em conjunto, responder a várias questões relacionadas com a actividade.
Quando as equipas terminaram de responder às perguntas, foram à caça do tesouro, que era procurar um livro com um tesouro escondido e posteriormente apresentá-lo aos colegas.
As professoras bibliotecárias recomendaram aos alunos para lerem muito, pois assim desenvolvem a cultura, o conhecimento, o vocabulário e a criatividade.

4 de novembro de 2010

A Fada Palavrinha e o Gigante das Bibliotecas


Para celebrar o Dia da Biblioteca Escolar foi apresentada a história “A fada palavrinha e o gigante das bibliotecas” de Luísa Ducla Soares.
Esta história fala-nos de um rei que gastou o seu dinheiro numa biblioteca. Nela entram muitas figuras: a rainha, a princesa, o príncipe e também os vassalos. O pior é que também entram as traças marotas e um gigante medonho! E ainda a magia dos pós de perlimpimpim da fada “Palavrinha”, com os quais descobrimos que ler é uma aventura sem fim.

3 de novembro de 2010

Selo Europeu de Qualidade


A edição mais recente de atribuição dos Selos Europeus de Qualidade distinguiu escolas em toda a Europa, reconhecendo a sua excelência na consecução de trabalhos de projecto eTwinning.
A nossa escola foi distinguida com o Selo Europeu de Qualidade pelo excelente trabalho do projecto eTwinning "The Holidays around Europe." – Troca de cartões de Páscoa. Isto significa que o trabalho dos alunos e da escola obtiveram um reconhecimento ao mais alto nível europeu. Este projecto foi dinamizado pela Biblioteca Escolar e estiveram envolvidas as turmas de 1º e 4ºanos e os respectivos professores e ainda as professoras das AEC de inglês. As turmas de 1º ano elaboraram os cartões e escreveram a mensagem em português. Por sua vez, as turmas de 4º ano utilizaram os cartões já elaborados e escreveram a mensagem em inglês.
Estamos muito contentes e vamos continuar a participar noutros projectos eTwinning com colegas de outros países da Europa.

2 de novembro de 2010

Dia da Biblioteca Escolar

Segundo os princípios estabelecidos pela IASL, o “Mês Internacional da Biblioteca Escolar permitirá aos responsáveis pelas bibliotecas escolares, em todo o mundo, escolher um dia, em Outubro, que melhor se adeque à sua situação de forma a celebrar a importância das bibliotecas escolares… “. O Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares decidiu declarar o dia 25 de Outubro como o Dia da Biblioteca Escolar.