Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

15 de fevereiro de 2011

A Paz

No Dia Escolar da Não-Violência e da Paz os alunos realizaram alguns trabalhos.
A comemoração deste dia, a partir de 1964, tem como objectivo chamar a atenção para a necessidade de uma educação permanente pela Não-Violência e pela Paz. Aqui divulgamos os trabalhos dos alunos do 3ºB.

5 de fevereiro de 2011

Trabalhos sobre o Inverno

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Slideshow design made with Smilebox

Journey To The Land of Imagination


"Journey To The Land of Imagination" é um projecto eTwinning, que estamos a desenvolver na nossa escola. Com este projecto os alunos dos diferentes países dão a conhecer os seus trabalhos na área da Expressão Plástica. Os últimos trabalhos que apresentámos, estão relacionados com o Inverno e foram elaborados pelos alunos das duas salas de Jardim de Infância de Santa Luzia.

2 de fevereiro de 2011

Os nossos cartões da BE

Hoje, os alunos do 1º Ano receberam os seus cartões da BE. Depois de ouvirem a história "Onde estão os meus óculos?", os alunos receberam os seus cartões.
Foram explicadas, aos alunos, as regras para a requisição de livros na BE:
  • os cuidados a ter com os livros;
  • o número de dias que os podem ter;
  • a utilização dos cartões.

Onde estão os meus óculos?


Um livro de Rosário Araújo que se encontra disponível na Biblioteca de Livros Digitais. É uma história que aborda o valor da amizade e do respeito pelo “outro”.

Na exploração do livro foi realçada a importância de devolvermos, o que não nos pertence e ainda, aquilo que nos é emprestado, como é o caso dos livros que os alunos requisitam e levam para casa.

1 de fevereiro de 2011

Os sintomas da diabetes


Nas crianças e jovens - A diabetes é quase sempre do tipo 1 e aparece de maneira súbita, sendo os sintomas muito nítidos. Entre eles encontram-se:
• Urinar muito, podendo voltar a urinar na cama;
• Ter muita sede;
• Emagrecer rapidamente;
• Grande fadiga, associada a dores musculares intensas;
• Comer muito sem nada aproveitar;
• Dores de cabeça, náuseas e vómitos.
É importante ter presente que os sintomas da diabetes nas crianças e nos jovens são muito nítidos. Nos adultos, a diabetes não se manifesta tão claramente, sobretudo no início, motivo pelo qual pode passar despercebida durante alguns anos.
Os sintomas surgem com maior intensidade quando a glicemia está muito elevada. E, nestes casos, podem já existir complicações (na visão, por exemplo) quando se detecta a doença.
A diabetes está a tornar-se também uma doença nas crianças, porque elas fazem pouco exercício físico, engordam e comem muitos alimentos industrializados.

A visita da enfermeira Helena

No dia 13 de Janeiro fomos à Biblioteca Escolar falar sobre a diabetes com a enfermeira Helena. Ela explicou-nos que o excesso de açúcar no sangue se chama hiperglicemia.
Aprendemos também que o açúcar que está no sangue necessita passar para dentro das células. Como o açúcar não consegue passar por si mesmo, o nosso organismo utiliza um “transportador “ chamado insulina.
A insulina é uma substancia produzida pelo pâncreas. Tem como finalidade colocar a glicose dentro das células, para que estas possam produzir a energia necessária para a vida.
A diabetes aparece quando o organismo produz pouca ou nenhuma insulina. E sem a insulina a glicose não entra nas células. Então as células adoecem por falta de açúcar e energia, o sangue fica cheio de glicose que não entra nas células (glicemia). E o corpo fica doente!
Para ajudar a gastar a glicose temos de fazer exercício físico.
Alunos do 4ºD

O Diogo tem diabetes


Escrito e concebido por um médico, este livro aborda uma situação relacionada com a saúde infantil.
A história permite a identificação das crianças com situações clínicas vividas ou que se perspectivam, contribuindo para uma melhor compreensão do caso, projectado no Diogo e na sua família.
Click to play this Smilebox collage
Create your own collage - Powered by Smilebox
Personalize a collage

A Batalha das Linhas de Elvas

No dia 13 de Janeiro fomos à Biblioteca Escolar ouvir um dos guias do Forte de Santa Luzia, o Sr. José Martins, explicar o que aconteceu na Batalha das Linhas de Elvas.
Em primeiro lugar mostrou-nos alguns mapas de Elvas onde vimos quatro cercos de muralhas, com os seus baluartes, que serviam como pontos de vigia.
De seguida falou-nos um pouco sobre o cerco e a Batalha das Linhas de Elvas.
Em Outubro de 1658, o exército espanhol comandado por D. Luís de Haro cercou a cidade de Elvas, fazendo uma linha à volta da mesma. Fizeram um fosso com a estacaria e trincheiras para se abrigarem. Esta linha servia para não deixar entrar nem sair ninguém da cidade. O cerco durou quatro meses, razão pela qual houve peste na cidade.
D. Sancho Manuel nunca abriu as portas aos espanhóis. O General André de Albuquerque Riba Fria mandou envolver as patas dos cavalos com panos de lã, conseguiu desta forma sair da cidade e foi até Estremoz pedir auxílio ao Conde de Catanhede, D. António Luís de Menezes.
O conde reuniu o exército e chegou a Elvas a 13 de Janeiro, onde dormiram em posição de ataque.
Na manhã de 14 de Janeiro havia nevoeiro e as tropas portuguesas começaram o ataque pelo sítio dos Murtais. Ao mesmo tempo saíram da cidade algumas tropas usando a táctica do quadrado, e dirigiram-se para aquele local. As nossas tropas conseguiram romper as linhas espanholas, acabando por vencer a batalha.
Nós gostámos muito de aprender coisas sobre a batalha das Linhas de Elvas, travada 1659, com o Sr. José Martins, ao qual agradecemos a sua disponibilidade.
Alunos do 4ºB