Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

28 de março de 2011

A joaninha procura um amigo


Na nossa escola comemorámos a Semana da Leitura, de 14 a 18 de março, e fizemos várias atividades. A primeira atividade que realizámos, foi a leitura e exploração da história: «A Joaninha procura um amigo». Preenchemos uma ficha de leitura e fizemos a dramatização da história. A nossa professora trouxe-nos um livro para lermos na sala. Chamava-se: «O menino que não gostava de ler». Antes de o ler preenchemos uma ficha de pré-leitura, onde cada um escreveu o que pensava que ia acontecer no livro. De seguida lemos o livro e descobrimos que alguns colegas acertaram nas suas previsões sobre a história. Falava sobre um menino que não gostava de ler mas que um dia encontrou um velhote cego, que o ajudou a descobrir que precisava de óculos. Desde então passou a gostar de ler e lia muitas histórias ao seu amigo. Ao longo da semana fomos construindo umas flores feitas com cartões de ovos e paus de espetadas. Na folha da flor cada um de nós escreveu uma frase sobre a importância da leitura. No final da semana da leitura fomos à APPACDM de Elvas levar um pouco da nossa alegria e carinho às pessoas que lá estavam. Dramatizámos a história: «A Joaninha procura um amigo», oferecemos as flores e dançámos e cantámos com eles. Eles também nos presentearam com uma dança. Foi muito bonito e divertimo-nos bastante! Nesta semana também escrevemos um poema dedicado ao «Pai» e fizemos um marcador de livros para lhe oferecer. Nós gostamos muito da Semana da Leitura!

Alunos do 4º B

27 de março de 2011

Leitura Recreativa


Eu e os meus colegas do 4º D, fomos visitar um lar de idosas. O lar é uma Instituição de Solidariedade Social, a qual se destina a acolher pessoas com idades avançadas, doentes ou que não podem ser cuidadas pelas famílias por diversos motivos. Nós fomos apresentar o texto “Canção de embalar” de uma forma recreativa. Com a nossa presença as senhoras idosas mataram um pouco a saudade dos seus familiares, mais propriamente dos seus netinhos. Mª José - 4º D

Eu e o Diogo fechámos o espetáculo, eu cantava e ele tocava guitarra. Depois respondemos a umas perguntas da rádio. A seguir voltámos a cantar para uma senhora que pediu. Eu acho que aquilo que fizemos, foi importante, porque levámos alegria às velhotas. E com a rosa que fizemos na sala de aula e oferecemos, é que ficaram mesmo bem. Só espero que nunca se esqueçam de nós. Luís Marques 4º D

25 de março de 2011

Leituras na Univresidade Sénior


Quando terminámos de ler aplaudiram-nos. De seguida distribuímos uns cartões que nós fizemos na escola. Os alunos da Universidade Sénior adoraram e uma das alunas fez-nos um poema. O professor Carlos Beirão até nos disse que talvez nos faça uma visita com a sua turma.

Beatriz Abrantes – 4º A


Poema da Aluna da Universidade Sénior


Na semana da leitura

Feita por grandes leitores,

Dá-nos a esperança futura

De bons futuros doutores!

Obrigada e Parabéns

Leituras com sabor a chocolate




No dia 16, eu e a minha turma fomos à Universidade Sénior. Estavam lá 17 pessoas e entre elas encontrava-se a minha professora do Jardim de Infância: a senhora Diamantina. Nós fomos lá ler uma história e diversas poesias. A ordem foi esta: o Pedro Curião, o Francisco Rasquilha, o Diogo, o Pedro Chaves e a Ana Catarina com “A Pele de Piolho”; o Hugo, eu, o Francisco Muralhas e a Beatriz Abrantes com “A canção da mentira”; o Pedro Galhardo, o Rúben e o Dinis com “Tudo ao contrário”, a Beatriz Rolão com “A minha casinha”, a Giulia com “Música”, a Inês com “O casamento”, a Maria Leonor com “À mesa” e o Carlos com “Sementeira”. Lemos todos muito bem (palavras ditas pela professora)! No final oferecemos um cartão, feito por nós, e um chocolate. Gostei muito porque foi a primeira vez que li para outras pessoas! António Silva 4º A

A poesia da D. Lurdes


A D. Lurdes é uma utente do Lar Vale de Marmelos e depois de ouvir os alunos ler as poesias, escreveu no momento, uma poesia muito engraçada.

Tenho tosse no cabelo
Dor de dentes no cachaço
Amargam-me as sobrancelhas
Não vejo nada de um braço.

Poemas da Mentira e da Verdade


Eu e os meus colegas de turma, fomos ao Lar da Santa Casa da Misericórdia ler uns poemas para os idosos que lá se encontram. A maior parte dos idosos que estavam lá eram senhoras. Gostei muito desta actividade porque vi que ficaram todos muito contentes com a nossa presença e por lhe estarmos a dar atenção, muitos deles estavam tristes mas nós conseguimos que ficassem a sorrir com a nossa leitura, pois as poesias eram divertidas e muito engraçadas. Gostava muito de repetir esta actividade.

Nuno Simões 4ºC

19 de março de 2011

Semana da Leitura

Decorreu de 14 a 18 de Março, a Semana Concelhia da Leitura. Nesta semana desenvolveram-se diversas actividades, em diferentes locais.
Esta iniciativa anual tem contribuído de modo significativo para a valorização da leitura junto da comunidade educativa, no seu sentido mais lato, envolvendo não só docentes, alunos, pessoal não docente e encarregados de educação, mas também autarquia e instituições.

13 de março de 2011

"O Carnaval do Alfa"


"O Carnaval do Alfa" foi concurso organizado pela Porto Editora. O desafio consistia na criação de uma fantasia de carnaval para o Alfa, mascote da Porto Editora. Assim, as turmas participantes receberam um cartaz do Alfa, em tamanho A1, para "vestir" com uma fantasia original. Os trabalhos foram depois fotografados e publicados no mural do Facebook do Alfa, onde foram postos a votação. Ganhou o trabalho que teve maior número de "gostos" no Facebook.
Há prémios surpresa para todos os participantes e os alunos da turma que elaborou o trabalho mais votado receberão uma mochila com livros e conteúdos multimédia.
Na nossa escola participaram muitas turmas e foi uma actividade muito divertida!

1 de março de 2011

Poupança de água


Esta semana o tema trabalhado foi a água. Como a água é um tesouro em perigo, aprendemos como pequenos gestos de poupança podem fazer toda a diferença. Descobrimos como fazer bom uso deste recurso natural, evitando desperdiçá-lo e degradá-lo, porque se pouparmos hoje, teremos mais água no futuro. E como todos sabemos a água é essencial à vida do Planeta! Para nos falar deste tema tão importante tivemos a colaboração de uma técnica da DECOJovem. A sessão decorreu na Biblioteca da escola sede e participaram os alunos do 4ºB e 4ºD. Estes alunos assumiram o compromisso de apresentar toda a informação aos restantes alunos do 4ºAno.

Só um golinho, rã!

Ontem fomos à Biblioteca Escolar da nossa escola, ouvir a história “Só um golinho, rã!” contada pela professora Helena.
Em primeiro lugar, respondemos individualmente à pergunta “Porque será que a rã só pode beber um pouco de água?”. As respostas foram variadas e interessantes.
Em seguida, ouvimos a leitura da história, que era muito divertida. Era passada na selva com vários animais, como um leão, um crocodilo, um camaleão, um corvo, umas enguias… A personagem principal era uma rã que bebeu toda a água doce. Os outros animais tentaram que ela deitasse a água fora, mas só as enguias, através das cócegas, tiveram sucesso.
Posteriormente, debatemos o tema da poupança de água, tendo sido apresentadas várias formas de poupar este precioso líquido que tanta falta nos faz.
Finalmente, terminámos com um jogo de equipas relacionado com o tema.
Gostámos imenso da história e de participar nestas actividades.
Inês Ponteiro 3ºB