Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

30 de abril de 2011

Um presente para o Dia da Mãe

Dia da Mãe

O Dia da Mãe é uma data comemorativa que em Portugal se celebra no primeiro Domingo do mês de Maio.
A data é uma homenagem a todas as mães e serve para reforçar e demonstrar o amor dos filhos pelas suas mães.

Feliz Dia da Mãe para todas as mães e também para toda a família.

Imagens do Encontro

Create your own video slideshow at animoto.com.

27 de abril de 2011

Biblioteca Municipal - Nisa



Redes sociais e Web 2.0

A Web 2.0, ao potenciar o envolvimento da comunidade, ao colocar ao alcance de qualquer utilizador ferramentas de trabalho colaborativo - instrumentos eficazes para estratégias de aprendizagem baseadas na construção do conhecimento - de forma gratuita e tecnologicamente pouco exigentes, ao assumir-se como uma rede de pessoas e não de máquinas, proporciona às bibliotecas um poderoso meio de promoção da literacia da informação e de alargamento da sua base de competências e funções. É claro que este é um caminho longo, onde os desafios são enormes porque se alicerçam num conjunto de mudanças e numa nova atitude na forma de ver as bibliotecas. Mais do que a infra-estrutura tecnológica, a exigência é de recursos humanos qualificados e sobretudo motivados. É obviamente necessária formação, uma equipa dinâmica, um projeto sólido e uma estratégia bem definida. Mas sobretudo uma vontade de inovar, de fazer melhor, de ousar fazer a diferença. A biblioteca 2.0 somos nós.

Carlos Pinheiro Coordenador Interconcelhio da RBE
Newsletter 05 RBE Junho de 2009

23 de abril de 2011

Ruca - Ler e reler

Cartaz da DGLB

Todos os anos, a Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas assinala o Dia Mundial do Livro com a publicação de um cartaz que distribui por bibliotecas, livrarias e outros espaços culturais. Com este cartaz, pretende-se chamar a atenção para a importância do livro e da leitura como forma de melhorar os índices de literacia das diferentes camadas da população.
O cartaz deste ano é da autoria do artista plástico e ilustrador João Vaz de Carvalho.

Livraria mais antiga do mundo



A livraria Bertrand do Chiado, em Lisboa, está de portas abertas desde 1732 e é o estabelecimento livreiro mais antigo em todo o Mundo. O atestado, certificado pelo Guinness Book of World Records, está desde hoje patente no interior da loja.

Dia Mundial do Livro

O Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor é comemorado no dia 23 de Abril, desde 1996 por iniciativa da UNESCO e visa promover a leitura e defender os direitos dos autores.É um dia importante para a literatura, o mesmo dia regista o falecimento de escritores de renome como o Cervantes e o Shakespeare.

20 de abril de 2011

Create your own video slideshow at animoto.com.

A história de uma galinha vaidosa



Pimpona era uma galinha branca, grande, bonita, boa poedeira, mas tinha um grande defeito: era muito, muito vaidosa. Sonhava ver-se cheia de penas brilhantes e coloridas! Chegou a enfeitar-se com rendas, fitas e laços de cores garridas e até mesmo a pintar-se inteirinha com as tintas que encontrou na arrecadação. Mas o resultado era sempre o mesmo: todos faziam troça da sua exagerada vaidade. Até que um dia Pimpona desapareceu... passaram dias e dias e nem sinal daquela tonta galinha. Que será feito de Pimpona? Será que fugiu envergonhada? Será que regressa? As respostas estão todas neste livro cheio de cor e humor.

9 de abril de 2011

Dia da árvore com criatividade

Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
This photo slideshow customized with Smilebox

Trabalhos realizados pelos alunos do Jardim de Infância de Santa Luzia e de Revoltilho.

Dia da Árvore

A comemoração oficial do Dia da Árvore teve lugar pela primeira vez no estado norte-americano do Nebraska, em 1872. John Stirling Morton conseguiu atrair toda a população a consagrar um dia no ano à plantação de diversas árvores para resolver o problema da escassez de material lenhoso. A Festa da Árvore rapidamente se estendeu a quase todos os países do mundo, e em Portugal comemorou-se pala primeira vez a 9 de Março de 1913. Em 1971 e na sequência de uma proposta da Confederação Europeia de Agricultores, que mereceu o melhor acolhimento da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura), foi estabelecido o Dia Florestal Mundial com o objectivo de sensibilizar as populações para a importância da floresta na manutenção da vida na Terra. Em 21 de Março de 1972 - início da Primavera no Hemisfério Norte - foi comemorado o primeiro DIA MUNDIAL DA FLORESTA em vários países, entre os quais Portugal. 3º Ano turma B

As árvores

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folhas, flores e frutos. Elas são seres vivos como nós e, portanto, nascem, crescem, alimentam-se, reproduzem-se e morrem. As árvores são nossas amigas e, por isso, devemos respeitá-las e tratá-las muito bem. Elas trazem-nos muitos benefícios. São elas que fornecem o ar que respiramos, pois através das suas folhas libertam o oxigénio. Fornecem-nos matérias valiosas: a madeira para a construção de móveis, a celulose para o papel, a resina, a cortiça, os seus saborosos frutos, fibras vegetais para o fabrico de tecidos, etc. Protegem a Terra com a sua sombra, servem de abrigo aos animais, fixam os solos. Uma árvore leva longos anos para ficar desenvolvida, por isso devemos preservá-las. Quando alguém destrói uma árvore, está a destruir uma fonte de vida do nosso planeta. 3º Ano Turma B

A árvore das folhas que doem


Era uma vez uma árvore que tinha folhas muito brilhantes. Os animais pensavam que ela era mágica: o gato Renato tinha sonhos maravilhosos quando dormia à sombra da árvore. O sapo Esopo, sentia-se alto e elegante quando olhava para as suas folhas. A lagartixa Tuxa ficava brilhante como um holofote, a mosca Francisca deixava de espirrar, o coelho Fialho, deixava de ter medo que lhe caíssem as orelhas e o cavalo Gonçalo corria mais veloz quando via a árvore. Havia também um menino que adorava a árvore: chamava-se Justino! Todos os dias ele corria à sua volta e brincava à sua sombra. Os gémeos Passarinhos também gostavam de brincar nos seus ramos. O dono da árvore era o castor Heitor. Um dia o cavalo Gonçalo pediu ao castor que lhe vendesse uma folha da árvore. Ele concordou e teve uma ideia: se vendesse muitas folhas, ganhava muito dinheiro. Quando a notícia se espalhou, vieram animais de todo o lado para comprar folhas mágicas. A árvore ficou completamente nua. Aconteceu uma coisa terrível: estavam todos de coração “partido”. O castor tinha de resolver aquele problema. Então decidiu pendurar as notas, que tinha ganho, no lugar das folhas. Mas não era a mesma coisa e os animais continuaram tristes. Até que chegou a Primavera. A árvore encheu-se novamente de folhas. brilhantes e todos voltaram a ser felizes como antes. Laura 2º D

As florestas


Florestas e Homens from GoodPlanet on Vimeo. Filme oficial do Ano Internacional das Florestas: curta-metragem de 7 minutos produzida pelo fotógrafo Yann Arthus-Bertrand (fundador da GoodPlanet e autor de Home), a convite da Organização das Nações Unidas.

Ano Internacional das Florestas


A Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) proclamou 2011 como o Ano Internacional das Florestas, depois de 2010 ter sido o Ano Internacional da Biodiversidade. O tema para este ano, por sua vez, é “Florestas para o Povo”, sendo que foram escolhidas as florestas como protagonistas de 2011 “pela importância com que se revestem e pela pressão a que estão sujeitas”, explicou a WWF. O objectivo, avança a ONU, é sensibilizar para a gestão sustentável, conservação e desenvolvimento sustentável de todos os tipos de florestas. Ao longo dos próximos 12 meses, serão promovidas acções de sensibilização a nível mundial.