Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

12 de novembro de 2011

Viva o São Martinho!


Click to play this Smilebox slideshow
Create your own slideshow - Powered by Smilebox
Customize a slideshow design

A Biblioteca Escolar



A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na escola, ajudando os alunos na procura de informação e na construção do conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permitindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis.

Missão da Biblioteca Escolar

A biblioteca escolar disponibiliza serviços de aprendizagem, livros e recursos que permitem a todos os alunos tornarem-se e mais informados e utilizadores efetivos da informação em todos os suportes e meios de comunicação. A Biblioteca Escolar proporciona recursos que complementam e enriquecem os manuais escolares e os materiais e metodologias de ensino. As bibliotecas escolares devem disponibilizar os seus serviços de igual modo a todos os membros da comunidade escolar.

Objectivos da Biblioteca Escolar

Os objectivos seguintes são essenciais ao desenvolvimento da literacia, das competências de informação, do ensino-aprendizagem e da cultura e correspondem a serviços básicos da biblioteca escolar:
■ criar e manter nas crianças o hábito e o prazer da leitura, da aprendizagem e da utilização das bibliotecas ao longo da vida.
■proporcionar a aquisição de novos conhecimentos, ajudar a compreensão e o desenvolvimento da imaginação e o lazer.
■trabalhar com alunos, professores e também com os país.
■promover a leitura, os recursos e serviços da biblioteca escolar junto de todos os alunos.

Equipa da Biblioteca Escolar

Na nossa biblioteca temos uma professora bibliotecária, a professora Helena. Ela é uma professora qualificada e responsável pela gestão da biblioteca escolar.

Trabalho realizado por: Cirilo, Marcos, Mª Madalena e Lúcia  4º B
Fonte de informação:



A História

Um lobo esfomeado e com pouco dinheiro chegou a uma pequena cidade e decidiu procurar comida numa quinta nos arredores.
Ao chegar lá, ele ficou admirado ao ver que os animais que lá viviam eram muito educados.
Ofendido por ser ignorado por um porco, um pato e uma vaca que se deliciavam a ler, percebeu que teria que aprender a ler para ser aceite.
Para o lobo aprender a ler foi uma grande aventura. Frequentou a escola, a biblioteca e uma livraria. Finalmente, se tinha transformado num lobo culto!
A vaca convidou-o para um piquenique.
Por fim, os quatro animais resolveram viajar pelo mundo para contar histórias às pessoas.
Alunos do 4º B 

Um lobo culto

No dia 7 de novembro, pelas 11 horas, fomos à Biblioteca ouvir a história do lobo culto. A história falava-nos de um lobo que aprendeu a ler e se tornou um grande contador de histórias. Gostámos muito desta amizade especial entre um lobo e os animais da quinta.
Depois de ouvirmos a história, fizémos um jogo onde tinhamos de completar frases de acordo com os acontecimentos ocorridos na mesma.
Seguidamente, cantámos uma canção sobre um livro. Esta atividade alertou-nos para a importância da leitura.
Alunos do 4º B
                                        Mª Madalena 4º B

5 de novembro de 2011