Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

Conectando Mundos

A edição do Conectando Mundos para o ano lectivo de 2009-2010 centra-se na temática Migrações e Desenvolvimento entre os povos, a partir de uma perspectiva humana e integrada na concepção de cidadania global. Abordamos as causas e as consequências que o processo migratório tem na vida das pessoas e no seu meio envolvente e apresentamos algumas atitudes e compromissos que podemos assumir, tanto a nível pessoal como colectivo, de forma a contribuir para a construção de uma sociedade aberta, diversa e solidária, baseada no respeito recíproco entre pessoas de diferentes proveniências.

Objectivos

■ Introduzir o tema das Migrações e Desenvolvimento dos povos, a partir de uma perspectiva humana, expondo as causas e as consequências do processo migratório.

■ Conhecer as vivências e as emoções que experimentam as pessoas que passam processos migratórios por.

■ Promover um capacidade criativa e lúdica das crianças ao viajar através do conto.

■ Aprender a Respeitar as opiniões alheias, a negociar ea tomar decisões de forma colectiva.

■ Promover um espaço de trabalho cooperativo efectivo através das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), que possibilite o conhecimento mútuo, a partilha de diferentes realidades e a descoberta de problemas comuns, baseando-se no lema "pensa globalmente, actua localmente".

Descrição da actividade

A Truta Mocha vive num rio de água doce. Sempre sonhou em viajar como uma andorinha para conhecer o mar, um lugar grande e misterioso que suscita a sua curiosidade, mas que já sabia que escondia grandes perigos. Um dia, os seus pais disseram-lhe que iriam iniciar uma viagem até ao mar…
As crianças irão escolher o rumo do conto em função da motivação que o desenvolvimento da história lhes proporciona.
Cada turma vai inventar um final para a história, ler os finais criados pelas outras turmas e votará no final que mais gostou e que concluiu a história apresentada.