Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

1 de fevereiro de 2011

A Batalha das Linhas de Elvas

No dia 13 de Janeiro fomos à Biblioteca Escolar ouvir um dos guias do Forte de Santa Luzia, o Sr. José Martins, explicar o que aconteceu na Batalha das Linhas de Elvas.
Em primeiro lugar mostrou-nos alguns mapas de Elvas onde vimos quatro cercos de muralhas, com os seus baluartes, que serviam como pontos de vigia.
De seguida falou-nos um pouco sobre o cerco e a Batalha das Linhas de Elvas.
Em Outubro de 1658, o exército espanhol comandado por D. Luís de Haro cercou a cidade de Elvas, fazendo uma linha à volta da mesma. Fizeram um fosso com a estacaria e trincheiras para se abrigarem. Esta linha servia para não deixar entrar nem sair ninguém da cidade. O cerco durou quatro meses, razão pela qual houve peste na cidade.
D. Sancho Manuel nunca abriu as portas aos espanhóis. O General André de Albuquerque Riba Fria mandou envolver as patas dos cavalos com panos de lã, conseguiu desta forma sair da cidade e foi até Estremoz pedir auxílio ao Conde de Catanhede, D. António Luís de Menezes.
O conde reuniu o exército e chegou a Elvas a 13 de Janeiro, onde dormiram em posição de ataque.
Na manhã de 14 de Janeiro havia nevoeiro e as tropas portuguesas começaram o ataque pelo sítio dos Murtais. Ao mesmo tempo saíram da cidade algumas tropas usando a táctica do quadrado, e dirigiram-se para aquele local. As nossas tropas conseguiram romper as linhas espanholas, acabando por vencer a batalha.
Nós gostámos muito de aprender coisas sobre a batalha das Linhas de Elvas, travada 1659, com o Sr. José Martins, ao qual agradecemos a sua disponibilidade.
Alunos do 4ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário