Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

14 de abril de 2010

Dia Mundial do Café

O mundo celebra hoje, 14 de Abril, o Dia Mundial do Café um dos produtos líquidos mais consumidos.
O uso da bebida teve origem em Kaffa, na Abissínia, hoje Etiópia, quando um pastor chamado Kaldi observou que as suas cabras ficavam mais espertas e saltitantes ao comer as folhas e os frutos do cafeeiro.

Na nossa escola, uma turma de alunos do 4º Ano - turma A - quis saber um pouco mais sobre este produto, fez um trabalho de pesquisa e os alunos descobriram que:
O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro.
O cafeeiro é um arbusto da família Rubiaceae, da qual se conhecem 103 espécies e se colhem sementes, o café, para a preparação de uma bebida estimulante, conhecida também como café. O Brasil é o maior produtor e exportador mundial de café.
A Delta Cafés é uma empresa que processa e comercializa café criada pelo Sr. Rui Nabeiro em 1961. É uma empresa líder de mercado no seu sector. A sua sede está situada bem perto de nós, na bonita vila de Campo Maior.
Manuel Rui Azinhais Nabeiro é um empresário, nasceu em Campo Maior, dia 28 de Março e no ano de 1931. Nasceu no seio de famílias humildes, começou a trabalhar aos 13 anos, com o pai e os tios na torra do café.
Os alunos descobriram também que a cafeina que qualquer pessoa saboreia numa chávena de café é um produto capaz de tratar doenças do cérebro, Alzheimer, Parkinson ou depressões, segundo demonstram estudos realizados por investigadores da Universidade de Coimbra.

Sem comentários:

Enviar um comentário