Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

12 de maio de 2010

Floresta amiga!

Todos nós, nem que por um só dia, nos encontrámos com a Floresta, e com certeza dela guardamos boas recordações.
A floresta é magia, é paz, é vida, é riqueza, é saber.
A floresta é fonte de riqueza. Dá-nos abrigo e dela retiramos produtos que usamos diariamente. Ela faz parte das nossas vidas, é um bem de todos nós. Se não a soubermos respeitar podemos ser os seus piores inimigos! Temos o dever de a proteger.
É fundamental que as crianças conheçam as florestas na sua complexidade, diversidade e importância dos seus múltiplos usos; que conheçam a sua evolução ao longo dos tempos e o papel modelador do Homem; que sejam sensíveis aos riscos que as afectam – incêndios, pragas e doenças – e à necessidade de as proteger e conservar; que interiorizem a omnipresença dos múltiplos bens e serviços que das florestas recebem e reconheçam, ainda, a sua importância histórica, cultural e simbólica. Porque só valorizamos e estimamos verdadeiramente o que conhecemos bem!
Foi para nos falar de protecção e de cuidados a ter com a floresta, que um grupo de profissionais da GNR, da Protecção Civil, do Exército e da Polícia, se deslocou à nossa escola.
Os alunos assistiram com muita atenção às explicações dos técnicos e depois foram convidados a plantar algumas árvores no recinto da escola. Estas árvores vão ser cuidadas por todos os alunos.

Sem comentários:

Enviar um comentário