Uma viagem ao mundo da leitura

Uma viagem ao mundo da leitura
Uma viagem com os livros, os filmes e a música, o multimédia e a Internet. O cais de embarque está bem pertinho, na Biblioteca da Escola...

10 de maio de 2010

Nós e os colegas da Europa

Hoje falámos sobre a Europa. Observámos os cartazes comemorativos, ouvimos o hino da Europa e falámos sobre a bandeira.
De seguida, assistimos à apresentação dos trabalhos desenvolvidos nos projectos colaborativos eTwinning.
O eTwinning é uma Acção do Programa Life Long Learning da União Europeia. Tem como objectivo principal criar redes de trabalho colaborativo entre as escolas europeias, através do desenvolvimento de projectos comuns, com recurso à Internet e às Tecnologias de Informação e Comunicação. Foi no âmbito desta acção, que desenvolvemos até ao momento os seguintes projectos: The beauty of different Christmas traditions in Europe,Tradition, My Friend is Real Friend,Guess the Riddles!, European Bloggers e Easter cards - exchange.
Os projectos que desenvolvemos permitiram a implementação de um trabalho colaborativo, integrador das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e da dimensão europeia da aprendizagem e ainda promoveram uma dinâmica inovadora no processo de ensino e aprendizagem. Outro aspecto significativo foi a utilização de um espaço virtual comum na Internet para a partilha de informação e documentação de uma forma mais ágil do que qualquer espaço escolar.
Neste espaço o professor assume o papel de organizador e facilitador de todo o processo de implementação do trabalho de projecto, promovendo uma atitude responsável e activa de todos os intervenientes.
Desta forma, os projectos dão aos alunos e profesores a possibilidade de trabalhar para além das fronteiras nacionais e aproveitar os benefícios pedagógicos, sociais e culturais dessa colaboração e ainda melhorar as suas competências linguísticas.
O lema: «unidos na diversidade»

1 comentário: